Já conhece os balões de internet do Google

Projeto Loon

Projeto Loon

O projeto Loon, é um projeto desenvolvido pelo Google, com o intuito de fornecer acesso à internet para áreas rurais e remotas. A intenção da empresa é que todos os cidadãos do planeta tenham acesso à internet, principalmente em lugares onde as operadoras de celulares e internet fixa não conseguem chegar por impedimento financeiro e até mesmo por barreiras naturais. Dados levantados recente, indicam que mais da metade da população mundial ainda está sem internet.

O projeto Loon, é uma rede de balões que viajam na borda do espaço. Os balões são projetados e fabricados em escala para sobreviver às condições da estratosfera, na qual os ventos podem passar dos 100 km/h, e a fina atmosfera oferece pouca proteção contra a radiação UV e oscilações drásticas de temperatura, que pode chegar a -90° C. Feito de folhas de polietileno, cada balão do tamanho de uma quadra de tênis é construído para durar mais de 100 dias na estratosfera antes de retornar ao solo de forma controlada.

Como é feita a transmissão

A transmissão da internet para as localidades se dá através do sinal 4G , onde o Google irá fazer uma parceria com uma empresa de celular da região para utilizar suas frequências e mandar o sinal para o chão de forma compatível com o sinal que os aparelhos já estão acostumados a receber o sinal 4G. Cada balão tem uma área de cobertura de 5.000 quilômetros quadrados.

A equipe do Projeto Loon rastreia a localização de cada balão usando GPS, trabalhando diretamente com o controle de tráfego aéreo local para levar cada balão com segurança ao solo em áreas despovoadas. Quando um balão está pronto para ser retirado de serviço, o gás lift que o mantém em voo é liberado, e o paraquedas é aberto automaticamente para que o balão  possa descer ao solo de forma controlada. As equipes de recuperação recolhem os equipamentos para reutilização e reciclagem.

Balões no Brasil

Os balões do Google já foram vistos no Brasil. Um deles caiu em uma propriedade particular na comunidade Supuranga, em Autazes ( cidade distante 113 km de Manaus), de acordo com moradores, ele foi encontrado em um área de mata. Antes desse ocorrido, outro balão já havia caído no município de Buriti Montes, interior do Piauí, onde moradores encontram antenas de rádio, computador de vôo, sistema de controle de altitude e painéis solares junto ao equipamento. Em ambos os casos a Google pediu desculpas pela surpresa e enviou uma equipe treinada para a remoção do objeto. O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o projeto.

Balões no Estado do Pará

No estado do Pará foi visto balões do projeto em algumas regiões do estado no começo de abril deste ano de 2017. Conforme imagem abaixo. A esperança é que mais localidades do estado possam receber os balões do projeto, visto que varias localidades do estado ainda não possuem internet de qualidade.

Balões no Pará

Fonte | Project Loon

Engenheiro da Computação

About Paulo Diego Nogueira Bento 3 Articles
Engenheiro da Computação

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*