O terror dos ataques cibernéticos

Soluções em informática
Segurança Computacional

A importância da segurança computacional

Na última sexta-feira, dia 12/05/2017, vários país foram vítimas do maior ataque cibernético já realizado até o momento. Para ser mais preciso, o ataque atingiu 74 países, incluindo o Brasil, onde órgãos públicos tiveram que tirar seus sites do ar preventivamente para evitar o ataque, gerando uma grande apreensão no mundo da segurança computacional. A baixo podemos visualizar o mapa de registro do malware ao redor do mundo.

Cibercrimes
Ataques Hackers pelo mundo – Intel

Belém

Em Belém – Pará, ouve alguns relatos do ataque em empresas privadas. Um dos relatos foi de uma grande churrascaria que fica na região metropolitana de Belém, porém sem nenhuma perca de dados. O que ajudou na hora do ataque foi a velocidade que descobri o processo e a pasta que o malware estava agindo, assim consegui parar a comunicação do malware com os servidores externos, evitando que a  fossem perdidos todos os dados.

Vale ressaltar que esse tipo de malware chamado Ransomware são antigos e sua intenção é procurar vulnerabilidades para poder sequestrar dados e pedir dinheiro, geralmente em bitcoin, em troca do resgate. Lembrando que o Wanna Cry é apenas mais uma variação desse malware.

Ransomware
Ransomware – Wanna Cry

Prevenção

A melhor maneira de previnir a este malware é sempre ter um bom anti-vírus instalado, manter o sistema operacional atualizado, ter cuidado com e-mails suspeitos e é claro sempre ter uma boa política de backup, pois no caso de um sinistro ter como recuperar arquivos sem ter que pagar e alimentar a industria do cibercrimes.

No caso de empresas é recomendável contratar empresas especializadas em segurança computacional, para ser elaborado planos e métricas de segurança, sendo assim evitando colocar seus  preciosos dados em risco.

 

A Compurede é uma empresa de Tecnologia da Informação, com profissionais especialistas em segurança Computacional.

 

Via G1 Tecnologia | Uol Tecnologia | Cryptoid

Engenheiro da Computação

About Paulo Diego Nogueira Bento 3 Articles
Engenheiro da Computação

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*